quinta-feira, 31 de maio de 2012

Distorções de Caráter - Principais Causas da Doença


            Tudo na vida é expressão do espírito imortal. Toda representação material é necessária ao espírito como instrumento, ou aparelhagem utilizada pelo psiquismo em sua construção rumo à perfeição, à expressão única e total do ser, ou à síntese Divina. Em nosso plano ou esfera física e tridimensional, o Homem é a sua manifestação mais evoluída. Necessitamos, portanto, de veículos, ou corpos compatíveis com os planos existenciais, para manifestar nossa consciência, e para nos relacionar no mundo entre as diversas dimensões dentre as quais atuamos.

Todo espírito imortal, em sua escalada evolutiva, vivencia suas experiências pessoais numa enorme variedade de encarnações, em diferentes e diversos planos e planetas, adequados à sua necessidade momentânea de aprendizado. Adquire dessa forma uma série de crenças, conteúdos, hábitos e comportamentos que afetam profundamente o seu psiquismo. Tal bagagem ancestral pode ser dividida simploriamente em atributos negativos e positivos, obedecendo às particularidades próprias da consciência eterna.

Dentre os hábitos e conteúdos negativos estão as nossas fraquezas de caráter, que por sua vez estão relacionadas a sistemas de crenças negativas, adquiridas nesta ou em outras existências. São, portanto, kármicas.

Através da mente e do intelecto, o ser plasma, tanto o seu próprio ambiente, quanto seu aspecto emocional e sentimental, imprimindo em si próprio características egoístas,  pessimistas e inferiores; ou altruístas, otimistas e superiores, nos planos energéticos mais sutis. A atitude mental de cada indivíduo é o fator principal que determina, tanto o estágio evolutivo pessoal, quanto o global. É a mente que molda todas as formas, nas diversas manifestações dimensionais de vida no Universo. É através da mente que o espírito, ou consciência plena, comanda todas as funções orgânicas, biológicas e morfológicas do corpo humano. Portanto é possível compreender a importância do papel da mente na saúde do homem, bem como em seu estado de harmonia e crescimento espiritual. Como a mente é uma manifestação não-física do indivíduo, podemos constatar que toda a realidade do mundo é além-física.

Através do corpo material, ou corpo carnal, somatizamos os impulsos desarmônicos provenientes de nosso espírito imortal. Por descida vibracional através dos diversos níveis e subníveis dos outros corpos de energia mais sutil, esses focos de desarmonia são expressos em doenças, desajustes mentais e emocionais, desordens psicológicas e comportamentais. São o efeito, cuja causa é proveniente do espírito em desajuste. A saúde, portanto, será proveniente da harmonia e equilíbrio entre a consciência e as Leis Maiores que regem a Vida.

            O primeiro e principal motivo de desajuste da consciência, pano-de-fundo de todo e qualquer problema que aflige o homem, é o MEDO. E o medo é o sentimento de estar abstraído do TODO. Para nos livrarmos do medo, precisamos definitivamente compreender que o Universo é um Holograma. Na visão holística, somos parte do TODO e também O TODO. Ou seja, estamos todos interligados, embora na realidade sejamos consciências individualizadas, mas não separadas do TODO. Passamos então a compreender que, como indivíduos integrantes do TODO, devemos respeitar e aceitar o que os nossos irmãos semelhantes experienciam. A censura contra a experiência alheia promove a crença egoística da separação. Cremos, inveridicamente, que somos identidades separadas, alheias à responsabilidade para com a realidade maior, e para com a realidade de nosso próprio semelhante. Todo aquele que permanece com a falsa crença de ser um SER à parte, acaba promovendo o desenvolvimento do MEDO, e acaba se tornando vítima de si mesmo.
            O medo e a vitimação sustentam, então, a ilusão da impotência. Começamos a crer que somos aquilo que não somos. Estamos em desequilíbrio, pois esquecemos de quem somos, de nossa real identidade e valor na Vida Atemporal. Este desequilíbrio interno promove a doença. As falsas crenças criam “máscaras de personalidade”, que estão em desarmonia com os fluxos de energia natural, ou seja, com o seu verdadeiro Eu, ou alma. Assim, a doença é o confinamento de uma identidade irreal, dentro das definições limitadas do EU.

            Na realidade, a mente vaidosa atribui-se de disfarces com a intenção de esconder suas próprias imperfeições, ou exacerbar qualidades que ainda na foram realmente desenvolvidas e conquistadas, e sim, fantasiadas. Cria-se então um impasse entre o Eu “criado” e o EU “verdadeiro”. O indivíduo deseja e ambiciona o progresso, porém se torna impotente para a sua realização.

            Porém, quando o indivíduo passa a compreender que é parte do TODO, embora ainda indivíduo, passa a assumir a responsabilidade sobre sua própria autocriação, ou auto concepção. Passamos a nos aceitar da forma que realmente somos, e é aí que realmente desenvolvemos o PODER. O poder que vem do mais profundo interior para criar, e corrigir, a sua própria realidade, promovendo em consequência, a correção da realidade externa.

Um comentário:

  1. O poder de curar a nós mesmo é entender o poder da palavra perdão...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...